Skip to main content
como aparecer no google

Como aparecer no Google?

Você precisa entender como aparecer no Google isso é muito importante, seja qual for seu negócio online ou físico. É importante saber como o Google funciona, como ele acha o seu site e como classifica para aparecer nos resultados das buscas.

Quando você faz uma pesquisa no Google ele processa essa informação com muita velocidade. São milésimos de segundos para ele analisar os termos que você digitou e entender o que você precisa.

E o principal fator desse processo é palavras chave, ele analisa o que você digitou e faz uma varredura em seu servidor de banco de dados.

E monta um resultado pegando paginas que contenham termos relacionados com as palavras que você digitou. Mas isso não é tudo!

Antes de mais nada é preciso saber que existe duas formas de aparecer no Google, através de trafego orgânico trabalhando o SEO do seu site e através de trafego pago usando o Google Adwords.

Como aparecer no Google pagando? ( Google Ads )

Aparecer no Google de forma patrocinada conhecido como link patrocinado. É feito através de anúncios produzidos na plataforma Google Adwords que é a ferramente da anúncios do Google.

Nessa plataforma você tem muitas opções para criar sua campanha de link patrocinado. O custo dessa companha é medido em clique chamado CPC que é (Custo Por Clique).

O sistema de anúncio é o formato leilão ou seja quem paga mais aparece primeiro. Para fazer uma boa campanha é preciso muita análise e levar em consideração a palavra chave que escolheu para investir.

E a depender do nicho de mercado que escolher esse CPC por ser bem alto chegando a quase 10,00. Mas isso é só para nicho muito concorrido mesmo, em geral o CPC fica entre 0,50 e 4,00 reais depende muito da palavra chave escolhida.

Para saber mais sobre como trabalhar com o Google Adwords acesse o site conversão extrema, do especialista em adwords Tiago Tessman.

Como aparecer no Google sem pagar? ( Gratuito )

como aparecer no google rapido

Os sites que aparecem no resultado da pesquisa do Google sem pagar. São todos os sites que aparecem através da busca orgânica do Google. Esses sites são indexados e catalogados pelo Google e ficam armazenados em seu banco de dados.

E de acordo com o termo digitado na busca forma uma lista com os sites que correspondem a expectativas da busca. O Google leva diversos pontos em consideração para  qualificar e classificar os sites que aparecem no começo da lista dados como:

  • O tempo que esse site tem na internet;
  • Relevância que ele tem perante outros sites que referenciam ele através de links (os backlinks).
  • A estrutura e organização das informações no site.
  • A semântica do conteúdo do site.
  • Fatores linkagem interna, SEO onpage.
  • E muito mais…

Esses são alguns pontos mas existem muito mais é uma soma de fatores que leva o Google colocar determinados sites na primeira página. Mas isso não tem uma regra definida, não existe uma fórmula definida para aparecer ali, e vamos falar um pouco delas mais a frente.

O grande problema do Google é que você precisa estar na primeira página para ter resultado e de preferência nas 3 primeiras posições, pois são as primeiras que o usuário vê e geralmente clica.

como o google funciona

Como o Google funciona?

O Google é um robô ele não vê o site da mesma forma que as pessoas, ele não entende interpretação de texto por exemplo. É muito difundida a ideia de que para aparecer no Google é necessário ter um conteúdo de qualidade. Mas o conteúdo de qualidade é mais importante para a pessoa que vai entrar no seu site do que para o Google mesmo.

Para um site ficar bem posicionado no Google (pelo menos por um tempo) ele não precisa necessariamente ter um texto que faça sentido, eu ja posicionei sites na primeira pagina do Google para palavras relativamente concorrido, com um texto que não fazia muito sentido, para uma pessoa.

Mas isso não é muito interessante por que de nada adianta você ter um site na primeira página que não te gere resultados.

As pessoas vão acessar e sair em seguida por que não vão entender o conteúdo você não tem um texto que converte visitante em clientes por exemplo.

É ai que o conteúdo de qualidade entra, essa é a segunda parte do processo transformar visitante em clientes, mas isso é assunto para outro artigo.

O que o Google quer é oferecer a melhor experiência possível a seu usuário, se as pessoas entrar em seu site não tomam nenhuma ação, e saem em pouco tempo.

Ele entende que seu site é irrelevante, vai aumentar sua taxa de rejeição e conseguintemente cairá nas resultados, pois sua taxa de rejeição que pode ser medida no Google Analytics.

Como o robô do Google funciona?

O Google tem um sistema de crawlers que navega na internet e descobre todas páginas disponíveis e indexa esse conteúdo. O que ele faz é entrar no site navega link por link e rastreia todo o conteúdo encontrado ignorando as página com a TAG “noindex” isso é uma indicação para o robô que aquela página não deve aparecer nas buscas.

O robô do Google conhecido como Googlebot vasculha as páginas que vão sendo encontrando através de links. Ele lê todo o conteúdo dessas página catalogando o conteúdo com base em palavras chaves e armazenando em seu banco de dados.

Outra forma que o robô no Google encontra novas páginas e através do “sitemap.xml”. É um arquivo no formato XML, que todo site deve ter para ajudar em uma indexação mais rápida. Isso não quer dizer que ele vai ignorar sites que não tenham, mas é aconselhável ter.

O google como página inicial

Como funciona a busca do Google?

Quando você realiza uma busca no Google aquele resultado apresentado pode ser diferente do apresentado no site no momento em que clica. As vezes você clicar em um link que leve para um site que não existe mais, ou pelo menos aquela página que você foi levado.

Isso por que quando o é apresentado um resultado de uma pesquisa não é em tempo real e sim informações guardadas no banco de dados do Google.

Quando o robô passa pelos sites navegando link por link ele grava todo o conteúdo em sua base de dados, o resultado de uma pesquisa vem dessa base de dados.

Somente quando o robô fizer uma nova visita ao site ele vai verificar que a página não existe mais ou não e passa para o processo de desindexar o conteúdo.

A frequência com que o site é rastreado é definida pelo robô, ele tem suas diretrizes para controlar isso não tem como saber. Mas acredito que ele passe com mais frequência em sites que ele perceber ter sempre novos conteúdos.

Por isso muitas vezes você pode fazer alterações em seu site e perceber que no resultado das buscas aparece diferente. O mesmo quando cria uma nova página para seu site e ela demora de ser indexada.

Como o Google faz a indexação do meu site?

Depois do Google navegar pelos sites pegar todas as páginas guardar cópias em eu banco de dados, ele passa a fazer a parte mais sofisticada do processo.

Que é catalogar (indexar) todo esse conteúdo ele começa a avaliar com baseado em mais de 200 fatores, uns mais importantes outros menos, mas todos relevantes qual será a ordem que esses sotes serão apresentados.

Um dos fatores mais importantes que precisam estar presentes no site são as palavras chaves, principalmente as palavras chaves de calda longa. Essas não verdade não são palavras e sim expressões, frases que ele procura dentro do conteúdo.

Exemplo de palavra chave simples e de calda longa.

Palavra chave simples: “dieta”;

resultado pesquisa palavra chave simples.

 

Palavra chave de calda longa: “Dieta para emagrecer rápido e com saúde”.

resultado pesquisa palavra chave calda longa.

A primeira diferença que percebemos logo de cara é a concorrência, quando é uma palavra chave simples, note que mostrou 154.000.000 de resultados.

Enquanto pra uma palavra chave de calda longa esse resultado caiu para 409.000, então escrever seu conteúdo levando em consideração palavras chaves de calda longa, é o primeiro passo para começar a ganhar essa corrida.

Como preparar eu site para ser indexado pelo Google?

Preparar um site para ser indexado pelo Google é um processo trabalhoso e se não for feito corretamente pode ir tudo por água a baixo.

É importante lembrar tem uma diferença entre indexar e aparecer no Google.

Se você olhar no exemplo acima na primeira busca foram apresentados mais de 150 milhões de resultados então são mais de 150 milhões de página indexadas, mas esse pessoal todo aparece? Não apesar de Google saber que eles existem.

Se você deseja saber como aparecer no Google, precisa estar nas primeiras paginas de preferência na primeira, saiba que existe uma série de fatores muito importantes que o Google analisa para colocar um site lá.

Como organizar a estrutura do meu site para aparecer nas buscas?

Um dos fatores que o Google analisa o seu site é a estrutura o site precisa estar bem organizado. O código do seu site precisa estar limpo e organizado. E dentro do código HTML tem alguns espaços que são privilegiadas que ajudam muito ao Google entender do que se trata o seu site.

  • Título da página (Tag: Title)– É a tag mais importante da sua página aos olhos do Google. Esse texto aparece na aba do navegador e também é o texto que aparecer em azul no resultado da busca.
  • Cabeçalhos H1,H2,H3,H4..(Headings) – São marcadores de subtitulos e permitem você deixar o texto mais explicados aos olhos do Google, através da hierarquia que vai de H1 a H6.
  • URL – As suas URL precisam no formato url amigáveis, com isso além de ficar mais bonito permite que a palavra chave apareça na sua URL. Ex: www.sitesite.com/nome-da-palavra-chave.
  • Atributo Alt e Title– Usar esses atributos nas imagens que aparecem em seu site é muito importante para dizer ao Google do que se trata aquela imagem.
  • Textos – E por último é o texto ele precisa ser bem escrito não só para quem lê mas, também para o Google, você precisa usar sua palavra chave de calda longa e palavras simulares também não só no texto como em todas as opção anteriores (titulo, cabeçalhos..)

Conclusão

Eu trabalho com internet a muitos anos sou programador PHP, mas nunca tinha dado a atenção devida ao SEO. Sabia que era muito importante mas nunca me dediquei um pouco por falta de interesse, um pouco por falta de tempo.

Só quando comecei a me interessar por negócios digitais baseados em blog que descobri para valor o mundo do SEO e somente quando coloquei meu primeiro artigo de vendas na primeira página e na primeira posição do Google que o potencial que isso tem. Estar na primeira página do Google é o que vai gerar trafego para seu negócio e isso é importante para qualquer negócio digital.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Um comentário em “Como aparecer no Google?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =